TOLERÂNCIA E HUMILDADE

27 JULHO

TOLERÂNCIA E HUMILDADE

Sempre que escolhemos ter pensamentos, sentimentos e atitudes divergentes da lei de amor, vamos contraindo dívidas para com nossos semelhantes e, em algum momento, precisaremos saldá-las. As provações que vivenciamos não são frutos do acaso (não existem equívocos na sabedoria Divina), são oportunidades que o Criador nos dá de desfazer os males que fizemos. Nosso dever é passar por elas sem lamentações, sem desespero e agindo com consciência (amando e respeitando o próximo) para não contrairmos novas dívidas.

Sofrer com humildade é compreender que a nossa atitude de desamor é que deu causa ao nosso sofrimento. Por isso, não podemos deixar o ego tomar as dores da cobrança que estamos sofrendo e, com o orgulho ferido, reagir de forma inadequada, tornando a machucar nossos semelhantes e contraindo novos débitos. “Bem-aventurados os que choram, os que têm fome e sede de justiça, os que sofrem perseguição…” – foi o que nos assegurou nosso querido Mestre Jesus. Suportemos nossas provações com serenidade. Quem não fica feliz quando tem a chance de pagar o que deve a um credor, podendo viver mais tranquilamente a partir de então? A dificuldade é momentânea, mas a paz que advém dela é duradoura.

Meta do mês: Desenvolver a Modéstia

Meta do dia: Suportar com coragem o orgulho dos homens, exercitando humildade e confiando em Deus

Amor e paz!

Fonte: Agenda da Reforma Íntima, Ed. Auta de Souza)

gifs-flor-barra

AMOR AOS SEMELHANTES

Viver dias mais felizes e tranquilos está nas mãos do homem. Basta não tomar o veneno embutido nas palavras e nas ações mais rudes dos irmãos desequilibrados que seguem a marcha ao seu redor. Olhemos para esses irmãos, enxergando-os como doentes da alma. Na condição de mais esclarecidos e sãos, é nosso dever cooperar para que se restabeleçam. Amor, paciência, tolerância e indulgência são os remédios necessários e não há contraindicação.

“Abençoai os que vos amaldiçoam; orai pelos que vos caluniam; perdoai setenta vezes sete vezes”, eis o que não cessou de recomendar nosso querido Mestre Jesus. Já percorremos outros caminhos e não fomos felizes em nossas escolhas. Não seria a hora de seguirmos as orientações do Médico das Almas e ofertarmos doses não homeopáticas de amor aos nossos semelhantes? Pensemos nisso.

Meta do mês: Desenvolver a Modéstia

Meta do dia: Não se envaideça do saber mundano, antes procure refletir na grandiosidade de Deus e no valor da modéstia

Amor e paz!

Fonte: Agenda da Reforma Íntima, Ed. Auta de Souza)

gifs-flor-barra

AMAR O TEU PRÓXIMO

Para sermos felizes desde já, basta que façamos aos outros o que gostaríamos que fizessem por nós. Basta que sejamos exemplo daquilo que gostaríamos que os outros fossem. Se Jesus nos recomendou amar inclusive os inimigos, imagine com que imenso amor devemos amar aqueles que são especiais para nós.

Para amar a todos, é preciso compreender que somos humanos e, portanto, repletos de imperfeições. Isto nos iguala uns aos outros. Reconhecendo com humildade e sinceridade que somos todos imperfeitos, pensemos sobre a tolerância, a paciência e o perdão que desejamos que os outros exercitem para conosco e façamos a mesma caridade por eles. A lei de colheita é infalível: tudo o que se planta, colhe-se. Semeemos amor, alegria e paz e não colheremos outra coisa senão amor, alegria e paz.

Meta do mês: Desenvolver a Modéstia

Meta do dia: Evite qualquer tentativa de colher elogios dos outros, exercitando modéstia e humildade

Amor e paz!

Fonte: Agenda da Reforma Íntima, Ed. Auta de Souza)

gifs-flor-barra

ORGULHO VAIDADE E PRESUNÇÃO

Afastemos dos nossos corações todo sentimento de orgulho, vaidade e presunção. Quando nos valorizamos em demasia, alimentamos o nosso orgulho e criamos ilusões a nosso respeito, julgando-nos superiores às pessoas que convivem conosco. Faltando-nos a humildade, não medimos as palavras que usamos nem tampouco observamos nossas atitudes para com elas, acabando por feri-las, ainda que sem a intenção de fazê-lo.

Determinando-nos a prática da modéstia, estaremos mais atentos aos nossos sentimentos, repreendendo quaisquer atitudes que possam contrariar a Lei de Amor. Quando esquecemos de nós mesmos, voltamos mais a nossa atenção para o próximo, compreendendo-o, respeitando-o e o auxiliando.

Meta do mês: Desenvolver a Modéstia

Meta do dia: Exercite a modéstia, afastando do coração todo sentimento de orgulho, amor próprio e presunção

Amor e paz!

Fonte: Agenda da Reforma Íntima, Ed. Auta de Souza)

VEJA TAMBÉM

COMO DESENVOLVER A MANSIDÃO

REFLEXÕES EM ÁUDIO

LIVRO #MENSAGENS

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s